Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Tillandsia heubergeri Ehlers VU

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 29-04-2012

Criterio: B1ab(iii);D2

Avaliador: Miguel d'Avila de Moraes

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Tillandsia heubergeri é endêmica do Brasil e ocorre exclusivamente no Estado da Bahia. Especialistas sugerem que esteja restrita à Chapada Diamantina, tendo EOO de 8.578,21 km². Foram identificadas cinco situações de ameaça distintas. A espécie ocorre em afloramentos rochosos inseridos em remanescentes de Floresta Ombrófila Densa e Caatinga e está sujeita ao declínio contínuo da qualidade de hábitat, devido à incidência de incêndios, gramíneas invasoras e pastoreio. A região sofre com a perda e fragmentação de hábitat. Se a distribuição for confirmada apenas para a localidade do Morro do Chapéu, a espécie deve ser reavaliada em função de um aumento no seu risco de extinção. T. heubergeri foi avaliada como "Vulnerável" (VU).

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Tillandsia heubergeri Ehlers;

Família: Bromeliaceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

A espécie foi descrita em 1996 por Ehlers. No estado vegetativo a planta se assemelha a T. sprengeliana e T. roseiflora. Difere destas, no entanto, pela inflorescência simples e a bráctea floral não carenada (Tardivo, 2002).

Distribuição

A espécie ocorre nos biomas Caatinga, Cerrado e Mata Atlântica, exclusivamente no Estado da Bahia (Forzza et al., 2011). Segundo Tardivo (2002) a espécie ocorre na Bahia, na Chapada Diamantina, Lençois, Morro do Pai Inácio.

Ecologia

Planta florida 4-8 cm, isolada ou formando pequenas touceiras, rupícola, mesofítica, com raízes presentes na planta adulta (Tardivo, 2002). O mesmo autor afirma que a espécie floresce de setembro a fevereiro.

Ações de conservação

1.2.1.2 National level
Situação: on going
Observações: A espécie foi considerada "Deficiente de Dados" (DD) no Anexo II da Instrução Normativa nº6, de 23 de setembro de 2008 (MMA 2008).

Referências

- FORZZA, R. C.; COSTA, A.; SIQUEIRA FILHO, J. A. ET AL. Tillandsia in in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2010/FB006361>. Acesso em: 15 de Março de 2011.

- ROSÂNGELA CAPUANO TARDIVO. Revisão Taxonômica de Tillandsia L. Subgênero Anoplophytum (Beer) Baker (Bromeliaceae). Tese de Doutorado. São Paulo, SP: Universidade de São Paulo, 2002.

- MARTINELLI, G.; VIEIRA, C. M.; LEITMAN, P. ET ALSTEHMANN, J. R.; FORZZA, R. C.; SALINO, A. ET AL. Bromeliaceae. 2009. 186 p.

- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.

Como citar

CNCFlora. Tillandsia heubergeri in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Tillandsia heubergeri>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 29/04/2012 - 11:55:12